sexta-feira, 23 de abril de 2010

ARQUITETURA







A arquitetura gótica, em termos de estética, qualidade, estrutura e acabamento, é considerada uma das mais belas e fascinantes de todo o mundo.
Quer um exemplo? Que tal a Catedral de Notredame na França? Foi construída aos moldes da arquitetura gótica, e até hoje, fascina todas as pessoas, sejam de qual religião, cultura ou país que for. E quem nunca vibrou ao ver um filme de terror passado naqueles castelos, igrejas, locais "abandonados" , construções cheias de gárgulas, sombrias? Quem nunca gostaria de conhecer um lugar desses? São construções fantásticas, cheias de encanto e mistérios, capazes de fascinar qualquer pessoa quanto à sua estrutura. Mas mesmo assim, muitas pessoas ainda são capazes de criticar esta cultura tão maravilhosa...
OBRAS DE ARTE

A cultura gótica, não se destaca somente pela arquitetura e pela música de altíssima qualidade, mas outro detalhe que nos chama atenção, são as obras de artes de artistas góticos.

Ao ver uma de suas pinturas, quem nunca parou para imaginar: o que será que este artista estava pensando para desenhar isso? O que se passava em sua vida? O que este desenho significa? Estas são perguntas que sempre, mesmo contra nossa vontade, vêm em nossas mentes, ao verem obras de tal impacto. Você deve estar se perguntando: impacto porque? pois eu respondo, simplesmente, porque a maior parte dos artistas, sempre fazem quadros, desenhos, com cores cheias de vida, desenhos de plantas, animais, pessoas, cidades, santos, ou então, abstratos, e os artistas góticos, em sua maioria, desenham com cores tristes, neutras, desenhos de almas, de morte, cemitérios, igrejas, templos, pensamentos, horror.. até mesmo os desenhos abstratos góticos, nos causam impacto.

Os artistas góticos, da mesma forma que qualquer outro tipo de artista, desenham o que sentem, o que vêm, o que enxergam do mundo que existe e que vivem. Em sua maioria, não tentam fazer obras bonitas com o intuito de agradar aos outros, nem mesmo de vendê-las, mas sim, com o intuito de agradar a si próprio, de expressar o que sentem e o que enxergam, afinal, se quisessem vendê-las, fariam desenhos "alegres" de coisas que nunca sentiram, não passaria de uma obra falsa.

Pouco se tem a comentar sobre as obras góticas, pois os artistas góticos são muito desconhecidos, são muito isolados deste mundo, infelizmente, e por este fato, não se há muitos vestígios de obras plásticas do goticismo.
ESCULTURAS
As esculturas góticas, sempre presentes em todo o mundo, em todos os cemitérios, como enfeites para os mais diversos túmulos. Quem nunca admirou uma estátua de algum anjo, ou algo em algum túmulo? Difícil de se responder. São todas tão lindas, cheias de encantos, detalhes de ótimo acabamento, entre outros atributos. As esculturas góticas, devido à sua estética, e até mesmo, à sua "tristeza de expressão" são sempre as favoritas para se despedir de algum parente ou ente querido que se vai.

Devido a esta arquitetura tão linda, em junção com um lugar pacífico, que é o cemitério, junto de uma paisagem bonita e um ambiente calmo, os góticos, em sua maioria, gostam dos cemitérios , e devido a isto, passam a ser julgados, recriminados e até mesmo, aos olhos da sociedade, passam a ser obcecados pela morte, e existem até mesmo, pessoas que por falta de informação, pensam que os góticos gostam de matar outros, o que na realidade, não é verdade. Os góticos gostam apenas da paz e tranqüilidade que sentem neste ambiente, já que em outros ambientes, devido as coisas que acontecem e até mesmo devido as pessoas, não conseguem ficar tranqüilos.
Uma coisa é certa: se um gótico, quer tanto à morte, não é porque ele é um problemático, mas sim, porque as pessoas fizeram algo de muito ruim pra este, pois um gótico também tem sentimentos como qualquer um, não é mais um "sangue de barata" perdido neste mundo.
LITERATURA
Quem nunca leu ou estudou na escola Álvares de Azevedo? Caso ainda não tenha visto, ou é por que faltou na aula, ou porque ainda deve estar no 1º grau, pois é parte fundamental do currículo na parte de literatura. A literatura gótica, é muito conhecida como 2ª fase do romantismo brasileiro (esse nome foi dado para dar uma aparência até mesmo mais "leve" aos seus poemas), pois tanto o romantismo como o goticismo, falam da morte, da salvação, da paz, do alívio através da morte, todos falam de decepções, tristezas, agonias, enfim, da realidade de cada um. Está certo que na maioria das vezes, quando você vai estudar algum destes poetas, como no caso do Álvares de Azevedo, você sempre estuda os poemas mais românticos dele, como Namoro a Cavalo, enfim, os mais "fraquinhos" que ele escreveu. Agora, se você ler outros poemas, você verá muita semelhança, porém vais perceber a grande ênfase para a aflição, para a tristeza, para a agonia, para a falta de esperança, enfim, vais conhecer o outro lado da moeda, que poucos conhecem.

Outra característica muito marcante da literatura gótica, são assuntos como o medo, a solidão, a tristeza, enfim, a literatura gótica mostra tudo o que os outros estilos literários não mostram: o lado depressivo e decadente da alma humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário